sábado, 29 de janeiro de 2011

Caminhos da Moderna Poesia Portuguesa


título: Caminhos da Moderna Poesia Portuguesa
antologiadora: Ana Hatherly (Porto, 1929)
os poetas: Alberto de Lacerda, Alexandre O'Neill, António de Cértima, António de Navarro, António Quadros, António de Sousa, David Mourão Ferreira, Eugénio de Andrade, Fernanda de Castro, Fernando Pessoa, Joaquim Paço d'Arcos, Jorge de Sena, José Régio, Mário Beirão, Miguel Torga, Natália Correia, Natércia Freire, Pedro Homem de Mello, Ruy Cinatti, Sebastião da Gama, Sophia de Mello Breyner Andresen, Tomaz Kim, Vitorino Nemésio.
colecção: «Educativa», Série G - «Literatura e Pensamento Portugueses», #8
editor: Direcção-Geral do Ensino Primário
local: [Lisboa]
data: 1960
capa: Ruy Pacheco
vinhetas: Ruy Pacheco e Mário Pacheco
págs.: 120
dimensões:16,5x11x1 cm. (brochado)
 impressão: Gráfica Boa Nova

3 comentários:

j.e.simões disse...

O tempo, cruel, encarregou-se de matar, muito justamente, alguns destes senhores...Paz à sua alma!...
A antologia será, por isso, mais um exercício "experimentalista" de Ana Hatherly?...

da luz&da sombra

MÁRIO CARVALHO disse...

concordo, que alguns deles foram poetas vazios de conteúdo, sempre focados na forma, que hoje só serão vistos como fazendo parte da história. Alguns deles se aparecessem hoje nunca tinham passado do anonimato.

Ricardo António Alves disse...

jesimões: teria graça, não fosse a colecção pertencer ao «Plano de Educação nacional» do governo do Salazar, esse poeta da autoridade, pouco dado a experimentalismos. Aliás, a colecção trazia uma bonita epígrafe sua, que era todo um programa. Portanto: nem experimentalismos nem neo-realismos ou surrealismos, que aqui também não moram, embora já existissem, em 1960...

Mário Carvalho; isso agora é que eu não sei. Dependeria das estratégias de relacionamento e comunicação de cada um. No entanto, parece-me que uma literatura se faz também de nomes menores, que a encorpam e dão lastro aos excepcionais que vão surgindo.